Efeitos terapêuticos do exercício nas doenças crônico degenerativas – 9/6

O Prof. Dr. Bruno Gualano tem como linhas de pesquisa os efeitos terapêuticos do exercício físico e nutrição aplicada à atividade motora. Atualmente, ele é coordenador do Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora (EEFE) e pesquisador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (HCFMUSP). O Prof. Dr. Bruno Gualano tem sistematicamente produzido e disseminado o conhecimento científico nas áreas que envolvem o treinamento físico e saúde. Em sua palestra, o prof. Dr. Bruno discursou sobre os efeitos do exercício sobre doenças reumatológicas, destacando os efeitos terapêuticos e de segurança que o exercício físico realizado em diferentes intensidades têm sobre essas doenças.

 Apresentação do Prof. Dr. Bruno Gualano

A Profa. Dra. Cláudia Forjaz é coordenadora do Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora (EEFE) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Em sua palestra, a Profa. Cláudia apresentou os resultados dos projetos conduzidos sob a sua supervisão, os quais analisaram os efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema cardiovascular em diferentes populações, com ênfase em pacientes com claudicação intermitente. Em síntese, os seus estudos têm demonstrado que os protocolos de treinamento com caminhada promovem ajustes metabólico e cardiovascular importantes para a manutenção da saúde das pessoas portadores dessa patologia.

 Apresentação da Profa. Dra. Cláudia Forjaz

A Profa. Dra. Patrícia Brum possui pós-doutorado em Fisiologia Celular e Molecular na Universidade de Stanford e coordena o Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular do Exercício (EEFE). Em sua apresentação, a Profa. Dra. Patrícia apresentou os membros de seu grupo, bem como as suas principais linhas de pesquisa. Em síntese, a Profa. Dra. tem direcionado os seus esforços na compreensão dos efeitos do treinamento físico na insuficiência cardíaca.  Em sua palestra, a Profa. mostrou estudos que tem conduzido sobre os mecanismos moleculares envolvidos na miopatia esquelética da insuficiência cardíaca com ênfase no controle do trofismo esquelético e efeito do treinamento físico aeróbio.

 Apresentação da Profa. Dra. Patrícia Brum

Exercício Físico e doenças reumáticas 2015 ciclo de palestras

 Referências indicadas – Cláudia Forjaz

 Referências indicadas – Patricia Brum

Anúncios