Pesquisa e formação em Educação Física no SUS – 25/8

A Professora Yara Maria de Carvalho é pesquisadora do programa de pós-graduação da EEFE, do mestrado profissional interunidades da USP “Formação Interdisciplinar em Saúde” e coordenadora do Pró PET-Saúde USP-Capital junto com a Professora Simone Rennó Junqueira (2012-2015).

A formação e educação em saúde; a Educação Física no SUS; o corpo na contemporaneidade; corpo, arte e clínica; e as práticas corporais e o cuidado com o corpo na atenção primária à saúde são os temas de investigação que têm sido priorizados tendo como referência teórico-conceitual e metodológica a Saúde Coletiva e a Filosofia.

A Professora Yara direcionou sua palestra para a pesquisa e formação em educação física voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Discorreu sobre os determinantes sociais da saúde e o processo saúde-doença no Brasil. A importância de se conhecer por que a população ainda incorpora muito pouca atividade física no seu cotidiano, ainda que diversos estudos acadêmicos-científicos comprovem os efeitos da atividade física em relação à saúde. Chamou atenção para o fato de que, para além do “gasto de calorias” promovido pela atividade física, precisamos reconhecer as necessidades, os interesses e as expectativas da população no cotidiano de nossas intervenções. Importância da maior e melhor interlocução entre os profissionais da saúde frente a necessidade e vontade da sociedade. Por fim, também comentou sobre a sua experiência com equipe multiprofissional junto as Unidades Básicas de Saúde da região oeste do município de São Paulo e a atuação do profissional de educação física no serviço publico de saúde, destacando os projetos de pesquisa desenvolvidos no SUS por seu grupo de pesquisa (CORPUS – Educação Física+Saúde Coletiva+Filosofia+Artes) e os trabalhos produzidos por alunos vinculados ao Pró PET-Saúde USP-Capital, que, por sua vez, ficaram expostos para visitação no dia do evento.

A Professora Simone Rennó Junqueira é professora associada do Departamento de Odontologia Social da FOUSP. Coordenadora do Pró-Saúde PET-Saúde USP-Capital, junto com a Professora Yara Carvalho, no período 2012-2015.

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal coletiva, epidemiologia, políticas públicas, educação superior.

A Professora Simone abordou em sua palestra a distância entre o conhecimento gerado pela Universidade e a população. Nesse sentido, discorreu sobre o Programa PET-Saúde USP-Capital que tem feito um trabalho excepcional junto às Unidades Básicas de Saúde da região. O Programa visa favorecer a formação de recursos humanos em saúde para o SUS, para que os profissionais sejam capazes de responder às necessidades da população de forma integrada e com equipe multidisciplinar contribuindo para a consolidação da rede de atenção à saúde da região.

Para conhecer as ações desenvolvidas no PET-Saúde USP-Capital e os projetos e produções do grupo de pesquisa CORPUS visite http://biton.uspnet.usp.br/propetsaude/ e http://www.corpus.eefe.usp.br/.

Anúncios